Food Forum – onde a estrela principal é a COMIDA

Dia 22/03 aconteceu em São Paulo a 2ª edição do Food Forum.

Mas o que é o Food Forum? É um encontro com empresários e especialistas e palestras curtas e inspiradoras onde o tema principal é: COMIDA.  Este evento tem como objetivo inspirar, promover conhecimento e criar conexões entre as pessoas.

O tema deste ano foi: Mininalismo, onde o menos é mais!

Consumismo desenfreado, esgotamento dos recursos naturais , desperdício, poluição, doenças associadas ao estilo de vida: os indícios que a nossa forma atual de viver não é sustentável, e não vem nos dirigindo para a tão alardeada felicidade, estão por toda a parte.

Como contraponto a este caminho de rumo duvidoso, o movimento minimalista vem ganhando força em todo o mundo, valorizando o ‘ser’ em detrimento do ‘ter’, o ‘repensar’ no lugar do ‘acumular’.

No universo da alimentação, o minimalismo pode ser visto na crescente onda ‘do campo à mesa’, na valorização de ingredientes naturais e de técnicas milenares de preparo. No retorno do homem ao campo, no aumento de demanda por alimentos orgânicos e minimamente processados.

Diversos palestrantes falaram das suas relações com a comida e como através dela criaram negócios inspiradores e impactantes. Abaixo seguem as palestras que mais gostamos no evento:

Uma das palestras mais interessantes foi sobre o pioneirismo na agricultura orgânica brasileira, onde  Tini Shoenmaker e Joop Stoltenborg , agricultores  e fundadores do sítio A Boa Terra em São Paulo falaram um pouco da sua história de vida.

Infelizes em verem tantas casos de trabalhadores rurais intoxicados por agrotóxicos na agricultura,  o casal de holandeses decidiu trocar de atividade e o modo de produção em 1980.

Uma época em que a maioria não sabia e nem nunca havia ouvido falar de alimentos orgânicos.
Então nasceu um dos sítios pioneiros no cultivo de hortifruti orgânico no país, o Sítio A Boa Terra, que hoje emprega mais de 30 pessoas e está em expansão. MARAVILHOSO!

Outra palestra muito legal foi com a Chef Lis Cereja, fundadora da Enoteca Saint Vin Saint.

Cozinheira, nutricionista e sommeliere, ela é uma das maiores especialistas em vinhos naturais do país. Atraída pelo conceito de comida limpa e orgânica, há poucos anos mudou-se de seu apartamento em São Paulo para uma casa nos arredores da cidade.

Atualmente, é de lá que vem os ovos, o leite, as verduras e legumes de seu restaurante.

A palestra com a Daniela Leite fundadora do Comida Invisível foi muito impactante pois conseguimos ver o quão é caótico o problema de desperdício de comida no mundo todo.

Vendo esse problema cada vez crescer mais, ela criou o Comida Invisível onde ajuda a ensinar a aproveitar ao máximo os ingredientes e atuar como ponte direta entre restaurantes, supermercados e hotéis com ONGs para facilitar a doação de alimentos impróprios para o comercio porém próprios para o consumo.

O Comida Invisível possui um app onde você pode baixar diretamente no seu celular e se cadastrar como doador de comida ou receber as doações! Um trabalho INCRÍVEL que deve ser compartilhado!

E por fim, a palestra da nutricionista Sophie Deram autora do livro “ O peso das dietas” onde ela afirma que devemos comer de tudo para sermos felizes. Alimentação sem neura, sem exageros e os prazeres de comer uma boa comida sem culpa e a relação disso com a nossa felicidade e bem estar.

Bom, espero que tenham gostado deste breve resumo do que foi o Food Forum e recomendo a todos que tiverem interesse no tema: COMIDA se inscrever para a próxima edição ano que vem 🙂

Um grande abraço

 

Danieli

CEO FRESH Orgânicos

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *