O impacto social que o alimento causa na nossa vida

Você sabe qual o impacto social que pode causar uma relação mais próxima com os produtores da nossa região?

Nós nascemos com a missão de não ser conformista com o mercado atual de alimentos. Porém o que isso quer dizer?

Há muitos anos entramos no “modo automático” onde encontramos tudo quanto é tipo de alimento a nossa disposição no supermercado pronto para ser colocado no carrinho, pago, e levado para casa e consumir sem termos o mínimo interesse sobre:

– quem produz?

– da onde ele vem?

– quais ingredientes este alimento é composto?

Existem muitos fatores externos que contribuíram para educar a população dessa forma mas o principal foi:

tudo o que a gente olhava na televisão era verdade absoluta e era certo consumir alimentos que a gente nem fazia ideia da procedência.

Com a chegada da internet e do nosso querido Google o acesso á verdade “nua e crua” sobre a comida que consumimos veio á tona fazendo finalmente muitas pessoas começarem a se importar com o alimento que colocam dentro de casa.

A Fresh Orgânicos é um negocio com impacto social feito por pessoas, para pessoas. Nós apostamos na relação direta de quem produz e quem come. Nós fazemos a ponte entre o produtor local e o cliente que acredita que o orgânico importa SIM!

E qual o objetivo disso tudo?

Além do impacto social que gira em torno da comida, tem outro beneficio muito importante: estamos em contato com os produtores do nosso Estado semanalmente e isso gera uma relação de confiança única para quem é assinante da Fresh Orgânicos.

E de forma prática, isso significa benefícios reais para você para toda a cadeia de produção de orgânicos. Segundo um relatório divulgado pelo Sebrae em 2015:

“De cada dez toneladas de alimentos produzidos no Brasil, apenas quatro chegam ao consumidor final.”

 

O mesmo relatório indica que entre as principais causas das perdas estão:

  • a falta de armazéns

  • a deficiência nas embalagens

  • veículos inadequados

  • excesso de manuseio no produto.

Nós sabemos o quão duro é para os alimentos fazer jornadas longas até seu destino final.

Outro ponto a ser discutido aqui, é sobre a qualidade dos orgânicos que é ainda mais sensível na percepção de quem compra. É comum a crítica sobre a durabilidade dos alimentos orgânicos em relação aos convencionais, mas você já parou para pensar o tempo que ele demora, em média, para percorrer o caminho entre o campo e a sua geladeira?

Quando você vai ao mercado, aqui em Porto Alegre, e compra um tomate orgânico embalado, veja se o rótulo indica a procedência do Paraná.

Se sim, muito provavelmente significa que esse produto saiu do produtor e, até você, passou pela mão de 3 intermediários — ao menos 1 por dia — o que impacta diretamente no tempo de vida quando você leva esse mesmo tomate para casa.

Aqui na Fresh o processo é mais curto: nós vamos até o produtor local da nossa região, compramos a demanda de produtos dos nossos clientes, personalizamos os kits e realizamos as entregas.

 

PRODUTOR – FRESH ORGANICOS – CLIENTE

 

Dessa forma, comprar de iniciativas locais é bom porque:

– incentiva cooperativas familiares e aumenta o poder econômico de negócios nascidos perto de você;

– garante que você está comprando um alimento recém colhido, fresco e com muito mais durabilidade

– reduz substancialmente os impactos ambientais causados pelo transporte.

Conhecer e se importar com a origem do seu alimento não é mais um modismo passageiro ( tanto que estamos há quase 5 anos no mercado e isso se fortalece cada vez mais).

Também a procedência será chave na decisão de compra de qualquer bem de consumo — de comida, então, nem se fala.

O impacto positivo de uma relação mais próxima com produtores orgânicos percorre toda a cadeia, do campo à mesa, e você é o principal agente capaz de promover essa mudança.

 

Motivos não faltam para mudar a chave na sua rotina e adotar uma nova maneira de consumir seus alimentos ? se motivou a ser um assinante Fresh? Vem com a gente fazer parte do nosso mundo!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat