Como falei no post anterior, o consumo de orgânicos é uma tendência que veio para ficar e que a cada ano cresce mais e mais.
Hoje vamos falar sobre um mercado que está super em alta: o de cosméticos orgânicos e veganos.
Você é adepta? Ou já ouviu falar? Qual a diferença dos cosméticos naturais, veganos e orgânicos para os convencionais?
Cosméticos convencionais são compostos por ingredientes sintéticos, geralmente provenientes do petróleo e desenvolvidos quimicamente em laboratórios. Já os naturais e orgânicos são feitos com ingredientes de fontes naturais, sustentáveis, renováveis e que trazem benefícios à pele. Além disso, enquanto os tradicionais são testados em animais, já que os ingredientes são tóxicos e podem causar reações alérgicas nas pessoas; os naturais e orgânicos, por conta da matéria-prima pura, não agridem a pele e podem ser testados em pessoas ou in vitro. Para completar, os cosméticos tradicionais geram resíduos tóxicos que poluem não só o meio ambiente, como também podem prejudicar o organismo ao ser absorvido e cair na corrente sanguínea.
Para as certificadoras de produtos orgânicos, um cosmético orgânico é aquele que possui no mínimo 95% de matérias-primas orgânicas em relação à quantidade total de matérias-primas naturais utilizadas na formulação.
Um cosmético ser vegano não tem a ver com ele ser natural ou orgânico, mas sim com o fato de ele não possuir ingredientes de origem animal e nem ser testado em animais. E isso é um tema abordado seguidamente por diversas pessoas e que está fazendo muitas marcas de cosméticos a mudarem suas maneiras de produzirem seus produtos.
Os cosméticos orgânicos são compostos por ingredientes naturais, sendo que boa parte deles é cultivada organicamente, eles não são tão propensos a causar efeitos colaterais negativos comumente associados aos cosméticos convencionais. Tais como:
- Ressecamento excessivo e descamação da pele;
- Agravamento de problemas respiratórios, sinusite e asma;
- Reações alérgicas como erupções cutâneas;
- Danos à pele, cabelo e olhos devido à exposição excessiva a produtos químicos;
- Aumento do risco de câncer, problemas de fígado, e outros prejuízos no sistema imunológico;
O que não pode ter nos cosméticos naturais?
Fragrâncias e corantes sintéticos, bases e conservantes derivados do petróleo (parabeno, metil parabeno etc), EDTA, BHT e produtos de origem animal. Por exemplo, os sabonetes em barra tradicionais contêm sebo animal e a maioria dos cosméticos encontrados à venda possui um ou vários dos ingredientes citados acima, comprovadamente cancerígenos. Fique atenta ao rótulo!
Nós pesquisamos algumas receitinhas caseiras para você mesma fazer e começar a inserir os cosméticos naturais na sua vida:
PARA A PELE:
MÁSCARA DE BANANA, MEL E LARANJA
Sua pele ficará com um brilho saudável depois de aplicar essa máscara no seu rosto. Essa receita é indicada para todos os tipos de pele.
1. Amasse metade de uma banana
2. Misture com uma colher de sopa de suco de laranja e uma de mel
3. Aplique no rosto e deixe a mistura agir por 15 minutos
4. Lave com água morna e hidrate
PARA OS CABELOS:
MASCARA DE ABACATE COM MEL
Quando misturado com o mel, o abacate, permite manter a hidratação dos fios ao mesmo tempo que confere uma aparência macia e brilhante.
Ingredientes:
- 1 abacate grande e maduro;
- 1 colher (de sopa) de mel.
Modo de preparo:
Esmague o abacate em um recipiente e adicione o mel, mexendo até obter uma mistura homogênea. Depois, umedeça um pouco os cabelos com água morna e aplique a máscara em todo o cabelo, evitando colocar a menos de 2 cm da raiz.
Envolva os cabelos com uma touca de banho e deixe a máscara agir por aproximadamente 30 minutos. Após esse tempo, retire a máscara, lavando o cabelo com água morna e shampoo da sua preferência.
Seguem algumas dicas de marcas de cosméticos orgânicos e veganos:
– Alva
– Bioart
– Lush
Agora com todas essas super informações, que tal adotar os cosmétigos orgânicos e veganos na sua rotina? 🙂