Vamos tornar a Introdução Alimentar mais FRESH?

 

A introdução alimentar é um momento muito importante e é mais uma transformação na vida do bebê. Para muitas mamães esse vira um momento complexo, repleto de dúvidas e receios. E foi pensando em tornar esse momento mais FRESH que junto com a nutri Ana Carolina Terrazzan trouxemos muitas informações de como tornar esse momento mais leve, saudável e especial para toda família. 

 

Vamos começar com… Quando e como começar? 

 

A recomendação atual é de iniciarmos a introdução da alimentação complementar quando o bebê completar 6 meses. E, a sugestão da nossa nutri é que a família comece a IA ( introdução alimentar) de forma lenta e gradual. Incluindo as refeições na rotina do bebê. E principalmente… Sem pressa!! 

 

Além disso, é importante lembrar que até o primeiro ano o leite materno ou a fórmula infantil serão a principal fonte de alimentação do bebê. Portanto a oferta dos alimentos deve ser para complementar as mamadas. E não precisa ser feita para substituí-las. Por isso, mesmo iniciando a alimentação complementar o bebê deve manter mamadas frequentes ao longo do dia, e em alguns casos, os bebês vão manter as mamadas durante  a noite também! 


 

Assim, conforme o bebê for, aos poucos, aceitando uma quantidade maior de refeições, a família pode fazer alguns ajustes na frequência das mamadas, levando em consideração a sua rotina.

 

Mas e na prática o que você pode fazer?

 

Incluir uma refeição nova a cada semana é sempre uma boa opção. Assim, o bebê tem um tempo para se organizar com a nova rotina, e também a família tem condições de organizar a logística para preparo  e oferta das refeições. 

 

E para ajudar vocês, separamos algumas orientações e indicações super FRESH, colocando a IA na prática: 

 

Água: Quando o bebê começar a comer, também deve começar a receber água. No início não precisa focar em um volume específico, mas sim, ajudar o bebê a conhecer este novo líquido e também a apreciar. Para tornar essa oferta mais FRESH e prática, ofereça água em copo, em diversos momentos ao longo do dia. 

 

Frutas, verduras e legumes : Todas as variedades podem ser oferecidas! Desde aqueles mais azedos  e amargos até aqueles com sabor mais adocicado. A maior recomendação aqui é: Preferir alimentos orgânicos, frescos e que seguem a sazonalidade. 

 

Vamos montar um prato juntas para o seu bebê?

Aqui a regra é: Foco na qualidade dos alimentos e variedade dos nutrientes! Respeite a saciedade do bebê. Vamos entender melhor essa ideia… 

 

Para montar o prato do almoço e jantar, além das verduras e legumes, é importante incluir:

  • Um alimento do grupo orgânico das leguminosas (feijão, vagem, lentilha e grão de bico)
  • Um alimento do grupo dos cereais (arroz, trigo, quinoa, milho) ou tubérculos orgânicos (batatas, aipim, inhame) 
  • E para aquelas famílias que consomem proteína animal, também entra uma porção deste grupo para o bebê (ovos e todos os tipos de carne podem ser oferecidos) 

 

Quantidade é sempre uma dúvida… E tecnicamente falando é possível sugerir porções e quantidades de cada um dos alimentos servidos ao bebê. Mas, na prática… não é beemmm assim.

 

Várias famílias chegam para se consultar com a nutri Ana com a ideia de montar um cardápio quantitativo e esquecem que a quantidade de alimentos servidos não é a mesma quantidade de alimentos ingeridos pelo bebê.

 

É fundamental levar em conta que um dos objetivos na alimentação complementar é ajudar o bebê a entender as sensações de “fome” e “saciedade”. Por tanto, quem determina QUANTO comer é o bebê, respeite esse momento.

 

Então a dica FRESH com a nossa nutri aqui é: Sirva pouquinho! Respeite a saciedade do bebê. E, se for o caso, deixe o bebê mostrar que quer mais.

 

Para as frutas: Nossa nutri sugere começar com 2 colheres de sopa, ou com pedaços de fruta. Já para as refeições de almoço e jantar: Ela sugere começar uma colher de sobremesa de cada alimento, ou um pedaço de cada. Conforme o tempo for passando o bebê irá crescendo e a quantidade e aceitação tende a aumentar

 

Para finalizarmos nossas informações por aqui… Atenção aos sinais de prontidão! São eles:

 

  1. Capacidade de se sentar com apoio – Antes de iniciar a alimentação sólida, é importante que o bebê possa se sentar com apoio, mantendo a cabeça e o pescoço estáveis. Isso garante que eles possam engolir os alimentos de forma segura e eficiente.

 

  1. Interesse pelos alimentos – Se o bebê mostrar curiosidade e interesse quando você estiver comendo, observando atentamente os alimentos e tentando pegá-los, isso pode ser um sinal de prontidão para a introdução de sólidos.

 

  1. Perda do reflexo de protrusão da língua – Os bebês têm um reflexo natural de empurrar a língua para fora quando algo é colocado na boca. A perda gradual desse reflexo é um sinal de que o bebê está pronto para começar a comer alimentos sólidos, pois serão capazes de movimentar o alimento dentro da boca e engolir adequadamente.

 

  1. Capacidade de sustentar objetos e transferir de uma mão para outra  – Bebês desenvolvem a habilidade de fazer movimentos voluntários, transferindo brinquedos de uma mão para outra, o que também prepara o bebê para manusear os alimentos com segurança

 

  1. Idade oportuna – Embora os sinais de prontidão sejam importantes, é geralmente recomendado que a introdução de alimentos sólidos seja feita em torno dos 6 meses de idade. Até essa idade, o leite materno ou a fórmula fornecem todos os nutrientes necessários para o bebê. Tenha paciência e respeite seu bebê.

 

Seguindo essas orientações FRESH da nutri Ana Terrazzan a IA do seu bebê será mais leve, saudável e especial para toda família. Curta esse momento e é claro, no melhor estilo FRESH. 

 

Navegue em nosso site e conheça nossa variedade de hortifrutis orgânicos além de diversas opções de produtos orgânicos que podem tornar esse momento ainda mais especial, nutritivo e especialmente FRESH.

 

E para conhecer mais sobre o Nutri Ana Terrazzan acesse: https://www.instagram.com/anaterrazzan/

 

Consultora em Lactação (AGACAM 004-Master)

Nutricionista de Mãe-Bebê (CRN2 8330)

Dra Saúde da Criança e do Adolescente (PPGSCA- UFRGS)

Deixe um comentário