Nos últimos anos, os orgânicos vêm ganhando destaque e atraindo muitos consumidores interessados em manter uma alimentação mais saudável e nutritiva. No setor de serviços, como restaurantes, já é possível encontrar pratos exclusivos e desenvolvidos apenas com orgânicos. Já por aqui na internet, a variedade de orgânicos tem ganhado uma grande proporção também e foi pensando nisso que a nossa querida Porto Alegre e região, “ganhou” a Fresh, em um conceito exclusivo de assinaturas personalizadas para hortifrutis e loja online para todo país.

Mas afinal… O que são produtos orgânicos?

Os produtos orgânicos não são apenas aqueles produtos cultivados sem agrotóxicos ou sem adubos químicos em um processo relativamente “simples” e natural, como se pode imaginar, inicialmente. Pelo contrário, por trás de cada produto orgânico existe um sistema de produção complexa, cuidadosamente acompanhada em cada etapa e que vai desde o preparo da terra para receber os grãos até chegar em sua casa de forma fresquinha e super FRESH. E esse é um processo que exige uma experiência técnica, prática e comprovada de seu manejo.
Embora não exista uma técnica isolada, os orgânicos são fruto de várias práticas orgânicas de produção que trabalham juntas, em harmonia, formando um grande “organismo”. É justamente por isso que o sistema orgânico é diferente do sistema convencional: pois ele prioriza a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, incluindo a sustentabilidade, consciência e qualidade da nossa alimentação individual.

Resumindo, podemos dizer que os produtos orgânicos são aqueles produzidos, geralmente por pequenos agricultores, como é o caso dos nossos fornecedores por aqui, e:

 

Mas e para garantir que os alimentos orgânicos contenham cada dos pré requisitos acima, será que existe uma lei que regula os orgânicos no Brasil?

Simmmm, e também existem várias outras condições exigidas por lei para que um produto seja considerado orgânico e possa receber certificação para isso. De acordo com a Lei nº10.831, de dezembro de 2003, que regulamenta a agricultura orgânica no Brasil, produto orgânico é aquele obtido dentro de um sistema orgânico de produção agropecuária – ou extrativista sustentável – que beneficie o ecossistema local, proteja os recursos naturais, respeite as características socioeconômicas e culturais da comunidade local, preserve os direitos dos trabalhadores envolvidos e não utilize organismos geneticamente modificados nem químicos sintéticos. Isso é muito FRESH!!

E como saber se um produto é orgânico de verdade?

A base da produção e distribuição orgânica é a credibilidade. E para garantir a credibilidade dos nossos produtos orgânicos, por exemplo, nós contamos com um sistema de certificação, garantido pela Lei nº10.831. Afinal, não é só porque alguém produz sem agrotóxicos ou químicos sintéticos que pode vender seus produtos como sendo um produto orgânico.

Então vamos lá #freshlovers: para ser orgânico tem que ter do Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade Orgânica. E é a presença do Selo no rótulo, anúncios, cartazes ou apresentado quando solicitado por você que garante a você a transparência de que o produto é verdadeiramente orgânico. Além de que, o selo também traz vantagens para o agricultor/ empreendedor orgânico como nós, pois além de uma boa dose de confiabilidade, nossa linha de produtos ganha o respeito e transparência que tanto prezamos em levar a você por aqui.

Para finalizar, gostaríamos de trazer uma reflexão… Se hoje, os orgânicos estão sob holofotes e têm um número cada vez maior de consumidores preocupados com a saúde e com a preservação do meio ambiente, é porque realmente eles fazem a diferença, não é?

E é por isso que a nossa missão com a FRESH é trazer a você cada vez mais o fácil acesso a eles, fazendo essa conexão entre nossos produtores locais e a sua alimentação e longevidade. Pois acreditamos que a vida deve ser ainda mais FRESH em suas múltiplas expressões; incentivando boas práticas que nos ajudem a construir um mundo ainda melhor com responsabilidade e carinho pelo nosso chão.

Ser Fresh é uma questão de consciência! E então… Vamos juntos tornar o mundo ainda mais FRESH?

Deixe um comentário